terça-feira, 23 de dezembro de 2008

Piratas da Somália e o ano novo

Há um tempo atrás escrevi aqui sobre minha adoração por estórias de piratas, principalmente as verdadeiras. Pois é, depois do ataque de piratas a cargueiros e navios nas costas da Somália ganhar proporções de interesse mundial, a China neste momento toma as dores internacionais.

Os Estados Unidos já aprovaram uma resolução que permite operações internacionais no território da Somália. Agora, a China diz que, após o Natal, enviará dois destróieres e um navio militar ao Golfo do Áden para combater a pirataria marítima em caso de qualquer ataque.

Tudo isso porque no último dia 17, a embarcação chinesa Zhenhua-4 foi libertada por forças internacionais de resgate na costa do Iêmen. Nos últimos dias, os piratas somalis seqüestraram quatro embarcações na região, entre elas um iate.

Conselhos internacionais pressionam e os piratas africanos continuam atacando. Parecem não temer o que pode vir por aí, caso insistam em seqüestrar tripulantes e navios valiosos às águas européias. Acho que essa estória ainda irá se desenrolar por algum tempo...

---------------------------------------
Enquanto isso amigos, despeço-me deste ano com um grande sentimento de realização profissional e emocional-familiar. Um bom emprego e uma sobrinha linda irão me manter ocupada em 2009.

Feliz Natal aos poucos que visitam a este blog e um ano novo fabuloso!

Nenhum comentário: