terça-feira, 23 de dezembro de 2008

Piratas da Somália e o ano novo

Há um tempo atrás escrevi aqui sobre minha adoração por estórias de piratas, principalmente as verdadeiras. Pois é, depois do ataque de piratas a cargueiros e navios nas costas da Somália ganhar proporções de interesse mundial, a China neste momento toma as dores internacionais.

Os Estados Unidos já aprovaram uma resolução que permite operações internacionais no território da Somália. Agora, a China diz que, após o Natal, enviará dois destróieres e um navio militar ao Golfo do Áden para combater a pirataria marítima em caso de qualquer ataque.

Tudo isso porque no último dia 17, a embarcação chinesa Zhenhua-4 foi libertada por forças internacionais de resgate na costa do Iêmen. Nos últimos dias, os piratas somalis seqüestraram quatro embarcações na região, entre elas um iate.

Conselhos internacionais pressionam e os piratas africanos continuam atacando. Parecem não temer o que pode vir por aí, caso insistam em seqüestrar tripulantes e navios valiosos às águas européias. Acho que essa estória ainda irá se desenrolar por algum tempo...

---------------------------------------
Enquanto isso amigos, despeço-me deste ano com um grande sentimento de realização profissional e emocional-familiar. Um bom emprego e uma sobrinha linda irão me manter ocupada em 2009.

Feliz Natal aos poucos que visitam a este blog e um ano novo fabuloso!

quinta-feira, 11 de dezembro de 2008

90 anos depois...

Minha vozinha querida completa 90 anos neste 11 de dezembro de 2008. Obviamente preciso homenageá-la pela força, saúde e coragem de continuar a enfrentar este mundo ou ainda a nossa família. Não pudemos realizar uma grande festa porque ela ficaria muito emocionada. Optamos por um bolo após o almoço que ela adorou. Como toda formiguinha, comeu e queria mais. Na hora do parabéns, chorou. O pedido para apagar a vela não foi mantido em segredo e ela disse: quero a felicidade de todos vocês.



Depois de tanto tempo, ela é alegre, ativa e inquieta. Com um pedido destes, parece ter superado o maior defeitos dos seres humanos: o egoísmo. Parabéns vovó, ainda queremos você perto por muito tempo com este sorriso que eu amo tanto.

terça-feira, 9 de dezembro de 2008

Heróis

As fortes chuvas que atingiram Santa Catarina já causaram 123 mortes e deixaram mais de 50 mil pessoas desabrigadas e desalojadas na primeira semana. A região mais afetada foi a do Alto Vale do Itajaí, não só pela enchente, mas por deslizamentos de terra, causa da grande maioria dos óbitos. Só no Complexo do Baú, em Ilhota, foram mais de quatro mil desabamentos, segundo geólogos e geógrafos do Instituto de Pesquisas Tecnológicas, de São Paulo.

Os números são altos para espantar e despertar os demais estados do Brasil e outros países. Muitos enviaram ajuda por meio de alimentos, doações em dinheiro e equipes. O sofrimento das famílias que perderam parentes, casas, empresas, lavouras e tudo que tinham é imensurável. Mas tem algo mais que também é - e que talvez as televisões e jornais tenham esquecido de mostrar - o trabalho das equipes da Defesa Civil.

Trabalhar neste desastre foi um imenso aprendizado. Vi coisas que jamais pensei que veria. Conheci grandes pessoas, fortes e competentes, que souberam levar conforto a pessoas atingidas em um momento de vulnerabilidade. Foi impressionante perceber a calma de policiais civis, militares e bombeiros durante as operações de busca, resgate e entrega de mantimentos. Claro que uma hora, as pessoas desabam, até os mais fortes.

Em Navegantes, a Coordenadoria Geral de Operações Aéreas da Defesa Civil montou uma base no aeroporto por questão de logística. Eram 21 helicópteros e quase 100 homens operando em resgate de pessoas, transporte de feridos, transporte de comida e água, além de equipes que atuariam nas regiões mais afetadas.

Estes 100 homens são para mim os verdadeiros heróis de toda esta tragédia. Obviamente, toda a ajuda recebida – e que ainda continua a vir – foi essencial, mas a disposição destes homens era insuperável, assim como a coragem, a força, o humor e o caráter. Esta parte da história de Santa Catarina será sempre lembrada por todos e eu, certamente, nunca esquecerei estes heróis que conheci, nem o maravilhoso trabalho realizado por eles e que tive o privilégio de presenciar.

Efetivo do Batalhão de Aviação da PM de SC

Foto: Neiva Daltrozo/Secom