quinta-feira, 28 de fevereiro de 2008

Busque consolo aonde puder

Baseado no post da Ana “Outros sons”...

As pessoas vivem pegando no meu pé dizendo que as músicas que escuto são estranhas. E eu sempre digo: É que, pra mim, essa música está envolvida em um contexto que você não conhece! Mas não adianta, por mais que tente explicar ninguém tem muita paciência para ouvir. Resolvi complementar o que a Ana escreveu porque lendo não tem como ser interrompida antes do pensamento acabar, a menos que a pessoa desista de ler.

O “contexto”, neste caso, significa o seguinte: eu assisto a um filme, um seriado, uma novela ou qualquer outro programa na televisão e, de repente, começa a tocar uma música que eu nunca tinha ouvido, mas que chama a atenção. Ela não precisa ser linda, nem ter a letra ou o ritmo perfeito. Também não tem necessidade de ser de um artista famoso. Pelo contrário, quanto menos conhecido, melhor!

Por exemplo a música Comfort, de Deb Talan. Eu NUNCA tinha ouvido falar dessa cantora e tenho certeza que a maioria das pessoas que ler este post também não sabe quem é. Pois um dia, assistindo a um episódio da série Everwood, que passava na Warner, ouvi a canção e ela me tocou tanto que fui obrigada a procurar mais detalhes.

Parece uma criança cantando, mas não importa porque é linda. Quem ouve não consegue entender e provavelmente nunca vai conseguir, a menos que assista ao mesmo capítulo do programa e veja o que estava acontecendo na hora. Se não for um fã da série, que não tenha uma certa “relação” com os personagens, talvez nem surta o mesmo efeito que teve em mim....

E é daí que vem 90% da minha lista de músicas. Não de artistas famosos e conhecidos, mas de “random artists” que de repente surgem na minha vida por causa de um produtor musical que descobriu essa pessoa não sei como e resolveu colocar uma de suas músicas na TV. Obrigada aos produtores, sem eles, eu passaria a vida à base de Celine Dion, Gloria Estefan, Ivete Sangalo e outros tantos artistas... que são ótimos, sim, mas às vezes nem toda a produção musical de uma vida bate uma canção dentro do contexto merecido.

Achei no You Tube o vídeo com o final do episódio... quem quiser assistir aqui está o link... CLARO que não vai dar pra ver a história anterior de cada um dos personagens, então não vai ser a m
esma coisa, nem ter a mesma graça, mas... Uma música é sempre uma forma de consolo.

PS - A música está no álbum A Bird Flies Out.

Nenhum comentário: