quarta-feira, 6 de agosto de 2008

Canarinha em Pequim

Ela é baixinha e poderia competir nos 100 metros rasos das Olimpíadas de Pequim por causa da velocidade e do sprint que dá quando corre. Mas ela preferiu o futebol. Ainda bem.

Marta Vieira da Silva, de apenas 22 anos, já conquistou muito e venceu preconceitos. Compõe a seleção brasileira de futebol e foi citada pela revista americana Time como uma das maiores promessas destes Jogos Olímpicos de 2008. Conforme a revista, a jogadora, de família pobre, precisou enfrentar os irmãos e amigos para a deixarem entrar no time de futebol que tinham. Desde então, não parou mais.

Atleta do time sueco Umea IK desde 2004, Marta recebeu da Fifa o título de melhor do mundo na categoria, em 2006 e 2007, assim como foi escolhida a melhor jogadora da Copa do Mundo da China no ano passado, quando a seleção brasileira ficou com o segundo lugar, após Marta perder um pênalti importante na disputa contra a Alemanha, que venceu por 2 x o.

No primeiro jogo das Olimpíadas contra (olha só) a Alemanha, hoje, Marta demorou para aparecer, mas quando dominava a bola, mostrava porque é a melhor jogadora do planeta atualmente. A partida ficou no 0 x 0 mas a brasileira merecia um gol, que ainda não veio. Nas próximas partidas, certamente, ela terá a chance de balançar a rede muitas vezes.

Uma demonstração do que a jovem é capaz: vídeo (youtube) do quarto gol do Brasil contra os Estados Unidos, na Copa do Mundo do China de 2007, jogo que o time canarinho fechou em 4 x 0.


Um comentário:

Anônimo disse...

esse ficou show de bola, pra aproveitar o gancho...