segunda-feira, 25 de agosto de 2008

Coisa ilegal...

Reitores de universidades americanas assinaram uma carta pedindo ao Congresso dos Estados Unidos que alterem a lei que proíbe o consumo de bebidas alcoólicas entre menores de 21 anos, legalizando o consumo para maiores de 18 anos. Eles reclamam que há uso abusivo de álcool fora de estabelecimentos universitários quando não há vigilância, pois os jovens não respeitam a lei e acabam fazendo isso na clandestinidade.

Sem o olhar atento de autoridades, os menores de 21 realizam bebedeiras exageradas e, obviamente, acabam passando mal e – por que não? – gerando um ambiente de promiscuidade, propício a estupros. Claro que, entidades a favor da lei atual, que pertence ao governo Ronald Reagan (1981-89), manifestaram-se rapidamente ao dizerem que se for tudo liberado aumentará o consumo da bebida alcoólica e o risco de acidentes de carro.

É impossível não relacionar esta discussão com uma que está em pauta há muito tempo aqui no Brasil: legalizar a maconha ou não?! Muitos dizem que liberando a droga, aumentará o consumo entre as pessoas, que terão livre acesso. Será? A verdade é que os jovens americanos menores de 21 anos bebem do mesmo jeito, apesar da ilegalidade, e os jovens brasileiros consomem loucamente a droga, ilegal para todas as idades.

Quem decide não beber antes dos 21 anos ou não fumar a maconha irá manter a decisão, independente do que a Lei diga. A força de vontade, muitas vezes, supera qualquer determinação legal, independente de idade, nacionalidade ou religião.

Nenhum comentário: