segunda-feira, 18 de agosto de 2008

Sem final feliz...

Renato Aragão, famoso Didi, foi ao 36º Festival de Cinema de Gramado para receber homenagem (kikito especial) por sua intensa participação no cinema nacional. Os agradecimentos cederam lugar às críticas costumeiras, porém nunca compreendidas, da falta de incentivo e de interesse em produzir mais filmes nacionais, principalmente ao público infantil. Reclamou com toda razão.

Os filmes infantis, em especial, perdem muito espaço para as películas de produção americana. Renato Aragão comparou a presença de público em seu último filme 'O guerreiro Didi e a ninja Lili' com 'Kung Fu Panda', da Dreamworks. “O que eles gastaram em promoção do filme, é o que gastei para produzir o filme inteiro”, disse. O blockbuster americano foi exibido em 3.500 salas brasileiras, enquanto o filme de Didi com sua filha passou em 80 salas em todo território nacional.
Kung Fu Panda já arrecadou U$ 560 milhões na venda de ingressos

Lembro que li na Folha de São Paulo sobre o público em filmes nacionais despencar no primeiro trimestre deste ano. Isso se deve principalmente à falta de produções. Os sucessos ‘Meu Nome não é Johnny’ e ‘Tropa de Elite’ são exemplos de que bons filmes atraem mais público. Só que ainda falta melhorar a divulgação, bons projetos, mais incentivos, melhores cachês...e por aí vai.


O segredo do sucesso não é nenhum segredo. Enquanto não houver educação e conscientização sobre a necessidade de incentivo às produções nacionais não terá como nos identificarmos e nos orgulhamos das raízes que mal conhecemos.

Um comentário:

BBertoli disse...

Falando nisso, vocês vão mandar o TCC de vcs pro ministério da cultura?
Assisti "The Sisterhood of the traveling pants 2" - chorei que me acabei, ui ui, mas é bem legal!
Lembrei de ti NA HORA que vi as sapatilhas... mas como estamos longe não tem problema, né?! =)
Beijooos!
Ainda vou incluir o teu blog lá na barra lateral do meu - assim que eu descobrir como!!! haha